Oportunidades e desafios em saúde digital

Release Oportunidades e desafios em saúde digital
Data:

26/11/2019

Associação Paulista de Medicina fomenta discussão de ponta sobre telemedicina e saúde digital

À luz da saúde digital, nós vemos a numerosa multiplicação das plataformas web e dispositivos móveis com aplicação em saúde. A saúde digital está tornando a medicina mais pessoal, acurada e orientada por dados, utilizando tecnologias móveis inteligentes para capacitar os pacientes, fornecendo-lhes ferramentas de gerenciamento altamente eficientes.

Para o executivo de negócios em liderança para mudanças e crescimento estratégico no setor de saúde, Pin Ben-Elazar, de Israel, nós estamos vivendo o fenômeno da “Uberização” da assistência médica. “As tecnologias de informação e comunicação têm transformado todos os setores da sociedade e o mercado global de healthcare inteligente está sendo cada vez mais impulsionado pelo monitoramento remoto, a tecnologia da informação e a América do Norte, o maior contribuinte desse setor”, explica Ben-Elazar.

O especialista israelense esteve no Brasil em abril desse ano a convite do Global Summit Telemedicine & Digital Health 2019, o maior evento de telemedicina e saúde digital da América Latina, que reuniu os maiores nomes nacionais e internacionais do mercado de saúde voltados às tecnologias de promoção de saúde e bem-estar conectadas.

Para Dr. Jefferson Fernandes, presidente do conselho curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health, o evento possibilitou elevar o debate em torno das melhores práticas e modelos que garantam uma medicina responsável, ética e de qualidade por meio de ferramentas conectadas. “Nós estamos trilhando um caminho importante na história da telemedicina e da saúde digital, tanto no cenário brasileiro como internacional”, reforça Dr. Fernandes.

O Global Summit é uma iniciativa pioneira da Associação Paulista de Medicina, que vislumbrou o cenário da medicina brasileira conectada e a necessidade de quebrar paradigmas em diversas esferas que englobam, de um lado a classe médica e do outro, a saúde da população. 

“A proposta do Global Summit é congregar todo o ecossistema da saúde digital e telemedicina, reunindo todos os atores e os melhores especialistas destas áreas durante o congresso. Os palestrantes dividem seu conhecimento e experiências de ações e iniciativas que estão sendo realizadas aqui e em outros países. Isto é muito importante para continuarmos seguindo a alavanca do conhecimento”, explica o presidente do conselho curador.

O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais de mais de 10 países como a Alemanha, Israel, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra.

O convidado de Israel teve a oportunidade de mostrar como a tecnologia em saúde já é uma realidade em seu país e as vantagens de possuir uma tecnologia de informação em saúde de ponta, com altas taxas de adesão às ferramentas que permitem serviços online de consultas médicas, como a pediatria online, o médico da família e a teledermatologia. Para Pini Ben-Elazar, os fatores de sucesso são ferramentas de qualidade, acessibilidade e custo-benefício.

“No Brasil, ainda temos muitos desafios e por isso trabalhamos exaustivamente no propósito de ajudar a fomentar a temática com um elevadíssimo padrão. Nós estamos colocando o Brasil numa rota de inteligência em medicina e saúde conectadas. Esse movimento não tem volta e só tem a beneficiar os milhões de brasileiros com dificuldade de acessar um médico no sistema público, levando meses ou anos para uma consulta com um especialista”, conta Dr. Fernandes. 

O Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020 trará várias temáticas, entre elas as experiências práticas internacionais do uso da telemedicina e da saúde digital, experiências exitosas no Brasil, o uso humanizado das tecnologias. 

“Queremos, também, desmistificar o receio de que as transformações digitais sejam prejudiciais ao relacionamento médico-paciente, pelo contrário, elas aproximam mais os médicos dos pacientes. A Telemedicina é medicina: são tecnologias que apoiam os médicos na continuidade do cuidado presencial aos pacientes”, conclui o presidente do conselho curador.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é o maior e mais importante evento da América Latina sobre telemedicina e tecnologias em saúde, idealizado pela Associação Paulista de Medicina que também é a responsável pela curadoria científica.  A organização e promoção do evento estão sob a chancela do Transamérica Expo Center.

A proposta do evento é congregar todo o ecossistema da saúde digital e telemedicina, reunindo os atores e os melhores especialistas destas áreas, para compartilharem conhecimento e experiências de ações e iniciativas nacionais e internacionais. 

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020.