Brasil sedia o maior e mais importante Congresso de Saúde Digital da América Latina


  • 09/10/2018
  • Release

Especialistas internacionais como Luís Velez Lapão (Portugal), Pini Bem Elazar (Israel) e Tobias Zobel (Alemanha) já confirmaram presença no evento.

Brasil sedia o maior e mais importante Congresso de Saúde Digital da América Latina

O Global Summit Telemedicine & Digital Health, que acontece de 4 a 6 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, será o mais importante e aprofundado congresso de tecnologia aplicada à saúde, tanto para o campo da assistência quanto para investimentos.

Especialistas internacionais como Luís Velez Lapão (Portugal), Pini Bem Elazar (Israel) e Tobias Zobel (Alemanha) já confirmaram presença no evento, que contará com palestras, conferências, painéis e outras atividades científicas, além de uma área extensa com exposição de novidades em soluções para a área.

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é organizado pela Associação Paulista de Medicina e pelo Transamerica Expo Center.

 

Futuro já

A importância de ampliar o debate sobre como os avanços técnico-científicos na área médica em direção a um futuro melhor no campo da saúde é destacada pelo presidente de honra do Global Summit Telemedicine & Digital Health, José Luiz Gomes do Amaral:

“A Medicina se apoia em três pilares. O primeiro é a vontade de aliviar o sofrimento do próximo; isso se fez há 2300 anos e será igual daqui a 200 anos. Segundo, caracteriza-se pelo comportamento ético, um juramento médico perante à sociedade. Por fim, trata-se da ciência, a qual imensas modificações, que não podemos prever, se fazem constantes em uma espiral que se move em velocidade exponencial.”

Dr. Jefferson Gomes Fernandes, presidente Científico e do Conselho de Curadores do Global Summit, ressalta ser fundamental “para nós, como no mundo inteiro, ter maior acesso e resolubilidade nesses sistemas de saúde. Existe um caminho que pode contribuir de forma preponderante para isso, que são as ações e contribuições das ferramentas de Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital.”

 

Telemedicina e Telessaúde

Simultaneamente, ao do Global Summit Telemedicine & Digital Health ocorrerá a nona edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

“Em vez de termos um evento em abril e outro em novembro, com a mesma temática, entramos em acordo para fazer a fusão. Com isso, nós da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde entramos com o selo de uma entidade respeitada para o Global Summit. E este vem trazendo toda a logística estrutural, com ampla organização há mais de um ano”, explica o presidente da ABTms, Humberto Oliveira Serra.

Telessaúde, Saúde Digital, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Experiência do Paciente e Saúde, Telemedicina, Saúde Móvel, Analytics e Big Data, Promoção e Prevenção da Saúde e Aprendizado de Máquina e Legislação serão alguns dos temas abordados no GS.

“Sabemos que a Telemedicina precisa ser melhor regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina. Por exemplo, não é permitido que o paciente se consulte com um médico à distância. A Psicologia já superou isso, com regulamentação de teleconsulta. Então, são questões que precisam ser enfrentadas nas discussões”, acrescenta Serra, que também é coordenador do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

A conexão digital é outro grande desafio na área, principalmente em localidades longínquas das regiões Norte e Nordeste. “Somos um País de dimensões continentais. Se municípios não tão distantes das regiões metropolitanas, como em São Paulo e no Rio Grande do Sul, têm problemas de conectividade, imagine em cidades do Amazonas, Maranhão e Piauí? Isso é um fator complicador para o grande avanço da tecnologia na Saúde”, afirma o especialista.

Entretanto, segundo Serra, o telediagnóstico avançou muito nos últimos anos. Um exemplo disso é o projeto QualiSUS-Rede, vinculado entre o Ministério da Saúde, estados e munícipios, que objetiva sistematizar de forma integrada os serviços de Saúde, levando assistência aos trabalhadores do setor público em todo o País.

“E trabalha em quatro linhas: telediagnóstico, teleconsultoria, tele-educação e a segunda opinião informativa. Isso tem sido um diferencial muito grande no treinamento, na capacitação e na educação continuada dos profissionais do SUS”, pontua.

 

Global Summit Telemedicine & Digital Health

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é um evento realizado e promovido pela Associação Paulista de Medicina e Transamerica Expo Center. Tem Dr. José Luiz do Amaral, como presidente de honra, Dr. Jefferson Gomes Fernandes, na presidência científica e do Conselho de Curadores, além de Dr. Antonio Carlos Endrigo, presidente da Comissão de Organização.

Global Summit Telemedicine & Digital Health
De 4 a 6 de abril de 2019 | Transamerica Expo Center – São Paulo

Inscreva-se em nossa Newsletter

E acompanhe as novidades sobre o evento.