Telemedicina: como as inovações tecnológicas estão mudando a prática da medicina

Notícias Telemedicina: como as inovações tecnológicas estão mudando a prática da medicina
Data:

05/08/2020

De acordo com uma reportagem publicada pela Istoé Dinheiro, o cenário de isolamento social imposto pela Covid-19 fez a telemedicina tornar-se mais do que uma alternativa ao contato presencial entre paciente e médico. Ela se tornou uma questão de saúde pública. Considerando a dificuldade de acesso ao profissional de saúde em um país tão grande como o Brasil, inovar significa garantir maior acessibilidade a consultas, em diferentes tipos de plataformas.

Para as principais empresas de medicina diagnóstica no País, a adoção da telemedicina é vista como caminho sem volta, independentemente da reabertura gradual da economia e flexibilização da quarentena nos municípios.

O serviço de telemedicina do Hospital Albert Einstein já tem em sua base 1,6 milhão de brasileiros de mais de 1,2 mil cidades. Para o presidente do Einstein, Sidney Klajner, as previsões são que este número cresça ainda mais, considerando que atendimentos virtuais realizados pelo hospital saltaram de 70 para 1 mil por dia no período da pandemia.

“A telemedicina tem sido muito favorável para acompanhar pacientes com doenças crônicas ou em situações agudas de baixa complexidade”, afirma Klajner.

A reportagem também menciona um ponto crucial da telemedicina: a aceitação das pessoas em alterar a dinâmica da relação de confiança e empatia entre médico e paciente. Empresas especializadas em telesaúde possuem softwares e ferramentas que usam interfaces para permitir o contato visual com o médico na hora da consulta.

A pandemia de COVID-19 também reforçou a importância de iniciativas que promovam o debate sobre as melhores práticas da telemedicina, como a do O Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento sobre o tema da América Latina. Ao reunir especialistas nacionais e internacionais renomados, o Global Summit une conteúdo, experiências e negócios para ampliar o conhecimento sobre saúde digital para médicos, profissionais, instituições e entidades de saúde, indústria e governo.

Leia a íntegra da reportagem no site da Istoé Dinheiro.

Fonte: Istoé Dinheiro.

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020.