A Telemedicina a favor da saúde e da prevenção

Notícias A Telemedicina a favor da saúde e da prevenção
Data:

19/03/2020

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, médicos e serviços de saúde estão recorrendo aos aplicativos para oferecer orientações virtuais sobre o coronavírus. O objetivo é evitar o deslocamento sem necessidade de pessoas a hospitais e postos de saúde.

A medida é um dos exemplos de Telemedicina, que no Brasil ainda carece de regulamentação do CFM (Conselho Federal de Medicina). Para Antônio Carlos Endrigo, diretor de tecnologia da APM (Associação Paulista de Medicina), o país poderia estar mais preparado para fazer consultas a distância se já houvesse uma regulação em vigor.

“Sem a regulamentação da Telemedicina, os médicos brasileiros carecem de estrutura tecnológica para realizar atendimentos”, afirma Endrigo.

No entanto, não há impedimentos legais no Brasil para médicos orientarem pacientes usando chamadas de áudio ou vídeo. Para o neurologista Jefferson Fernandes, que também é membro da APM, o uso de apps como o WhatsApp para solucionar dúvidas de pacientes deve ser observado com cautela, por não oferecem a segurança que dados sensíveis requerem.

“Telemedicina responsável demanda ética e qualidade. As instituições que já fazem a teleconsulta fazem tudo de forma segura. O WhatsApp não é o melhor aplicativo para se usar, ele não protege os dados e não dá para catalogar as informações, criar um banco de dados do paciente, é uma fragilização que se deve à regulamentação”, conclui o neurologista.

O CFM encerrou recentemente consulta pública para elaborar uma nova resolução sobre Telemedicina no Brasil. Uma comissão terá a função de analisar as propostas recebidas para elaboração da minuta.

Um estudo realizado pelo Global Summit Telemedicine & Digital Health com 2.258 médicos brasileiros de 55 especialidades revelou que quase 90% dos entrevistados interagem com pacientes usando ferramentas digitais. O Global Summit, considerado o maior evento sobre o tema na América Latina, reúne profissionais nacionais e internacionais para debater os desafios da Telemedicina no Brasil e no mundo.

Confira a íntegra da reportagem no site da Folha de S. Paulo.

Fonte: Folha de S. Paulo

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020.