Luís Lapão é uma das atrações mundiais do Global Summit Telemedicine & Digital Health


  • 24/08/2018
  • Mídia

Professor com Agregação em Saúde Internacional (Transformação Digital da Saúde), membro do Grupo investigação em Saúde das Populações, Políticas e Serviços do Global Health and Tropical Medicine, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Luís Lapão é uma das atrações mundiais do Global Summit Telemedicine & Digital Health

Referências internacionais e nacionais estarão no Brasil para o mais completo evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina

Compartilhar entre os diversos atores do setor de saúde os recursos mundiais mais avançados em Telemedicina e Telessaúde Digital é a proposta do Global Summit Telemedicine & Digital Health, que será realizado de 4 a 6 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center.

É um caminho que começa a ser pavimentado para o uso de ferramentas de última geração e dos recursos de inteligência artificial nos cuidados aos pacientes, no atendimento remoto, nas ações do Estado, na construção de políticas de saúde inclusivas e para dar respostas mais rápidas e eficientes no campo da assistência e bem-estar.

Luís Velez Lapão, renomado pesquisador português, docente de Gestão de Projetos em Informática Médica na Universidade do Porto, de 2007 a 2009, é um dos destaques do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

Entre diversas contribuições, destaque para a elaboração de um roteiro estratégico para a implantação das soluções em telessaúde na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O estudo de Lapão tem como meta promover o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para cuidados de saúde de qualidade, a custos sustentáveis.

O projeto se sustenta em pontos básicos e viáveis em qualquer país nos dias de hoje: promoção à educação a distância, telemedicina e à simulação médica; aplicação das melhores práticas das TIC na saúde para tornar os serviços de saúde mais acessíveis, sustentáveis e disponíveis; apoio ao uso da telessaúde na promoção do acesso universal da saúde; criação de redes de alta velocidade para ligar as instituições de ensino superior e investigação, e unidades de saúde; estímulo à utilização da telessaúde na Saúde Pública, vigilância em saúde, prevenção da saúde, emergências sanitárias e pesquisas multicêntricas.

 

Telemedicina e Telessaúde

A abordagem da telessaúde utiliza TICs para o intercâmbio de informações, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, pesquisa e avaliação, e para a educação continuada de profissionais de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma ferramenta essencial para vencer problemas de falta de acesso, como a distância, por exemplo.

A Resolução nº 1.643/2002 do CFM Conselho Federal de Medicina compreende a telemedicina, como o exercício da Medicina por meio de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Em ambos os casos, são premissas para o êxito das iniciativas a infraestrutura tecnológica, padrões de excelência, ética, racionalização de investimentos, capilaridade e resolubilidade máxima.

Todos esses quesitos estarão em pauta na palestra de Luís Velez Lapão no Global Summit Telemedicine & Digital Health.

 

Luís Lapão

Graduado em Engenharia Física Tecnológica pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em física e PhD em Engenharia de Sistemas (Gestão de Saúde) da Universidade Técnica de Lisboa, Luís Velez Lapão também foi professor visitante de Gestão de Saúde no Instituto Karolinska (Medical Management Center), em 2014, e na Dubai University, em 2009.

Presidente da Associação de Cooperação e Desenvolvimento Garcia de Orta (AGO), Lapão nas áreas de inovação e desenvolvimento organizacional em Saúde, com ênfase em gestão de projetos e de sistemas de informação em Saúde e Telemedicina. Em seus projetos de pesquisa, destaca-se o serviço de Telemedicina em Angola (apoiando a municipalização), com o Hospital Universitário de Genebra.

 

Global Summit Telemedicine & Digital Health

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é um evento realizado e promovido pela Associação Paulista de Medicina e Transamerica Expo Center. Tem Dr. José Luiz do Amaral, como presidente de honra, Dr. Jefferson Gomes Fernandes, na presidência científica e do Conselho de Curadores, além de Dr. Antonio Carlos Endrigo, presidente da Comissão de Organização.

De 4 a 6 de abril de 2019 | Transamerica Expo Center – São Paulo
Inscrições e informações pelo site http://telemedicinesummit.com.br

Inscreva-se em nossa Newsletter

E acompanhe as novidades sobre o evento.