fbpx

Globalização, tecnologia​ e saúde

Artigo Globalização, tecnologia​ e saúde
Data:

21/10/2019

A globalização e as novas tecnologias forçam a área da saúde a entrar num período de rápidas mudanças

A transformação digital, principalmente na última década, avançou de forma consistente em diversos setores da economia global, tornando realidade os adventos como a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada, a big data, a internet das coisas (IOT), impressoras 3D, tecnologias blockchain, cidades inteligentes, o 5G e muito mais. 

A globalização aliada à tecnologia torna esse momento um novo marco na era digital, possibilitando a quebra de paradigmas e mudanças do comportamento de gerações que já nasceram num mundo cibernético. O acesso à informação, a democratização de dados e a inteligência artificial são vias sem volta. 

Os avanços tecnológicos nas áreas de saúde vêm contribuindo significativamente para o próprio desenvolvimento da medicina, garantindo que o diagnóstico por meio de exames de ponta e tratamentos de última geração viabilizem as melhores soluções para o bem-estar dos pacientes. 

Contudo, antes do diagnóstico e o tratamento, existe uma etapa fundamental na promoção da saúde da população: o acesso a um médico especialista. No sistema público de saúde brasileiro, o agendamento de uma consulta pode levar meses e em alguns casos ultrapassa um ano na fila de espera.

Atualmente, dos mais de 200 milhões de habitantes no Brasil, ¾ são diretamente dependentes do sistema público de saúde, enquanto a quarta parte restante da população utiliza a saúde suplementar. 

“A saúde populacional é um pilar de desenvolvimento sustentável que precisa, urgentemente, se aliar à tecnologia e inovação para ampliar o acesso e melhorar o atendimento à população”, ressalta Dr. Jefferson Fernandes, presidente do conselho curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

Mas, assim como toda inovação tem um tempo para ser entendida e aceita em seus meios, a saúde ainda tem muitos obstáculos e tabus a serem rompidos antes de se beneficiar com as possibilidades que um mundo conectado pode oferecer no atendimento à distância.  As soluções inovadoras devem continuar sendo exploradas para alcançarem efetivamente um objetivo maior, a saúde global.

A mesma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de um equipamento de imagem de altíssima definição, os robôs que fazem cirurgias minimamente invasivas ou dispositivos médicos de alta precisão, é a que está à frente da capacidade de criar plataformas de atendimento virtual e transformar o acesso médico democrático no Brasil uma realidade.

“O processo de globalização é o motor da evolução do termo saúde global, que carrega desafios e oportunidades. Nós estamos falando da quebra de um paradigma na saúde brasileira, ampliando o acesso médico para milhares de pessoas que hoje, não contam com nenhum recurso. Trata-se da telemedicina, que segundo a Associação Americana de Telemedicina é uma evolução natural do cuidado de saúde no mundo digital”, explica o presidente do comitê curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

A telemedicina vem percorrendo um caminho muito promissor e sem volta em diversos países, com exemplos de modelos de sucesso que apresentam números impactantes, tanto para a economia como para a saúde populacional.

A medicina praticada à distância não substituirá a medicina nos moldes tradicionais, mas será uma forma adicional de acesso à população, com excelente custo-benefício, aumentando a experiência e o engajamento do paciente. 

A saúde globalizada estimula as corporações públicas e privadas, bem como as sociedades médicas, a repensar como a medicina pode contribuir para a saúde populacional de maneira digital. “Nós precisamos aprender e nos preparar para trabalhar de forma interdisciplinar, agregando conhecimento diversificado para o desenvolvimento e implementação de plataformas tecnológicas que assegurem uma telemedicina ética, devidamente regulamentada e eficaz, reduzindo as filas de espera e proporcionando mais saúde”, finaliza Dr. Jefferson.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é o maior e mais importante evento da América Latina sobre telemedicina e tecnologias em saúde, idealizado pela Associação Paulista de Medicina que também é a responsável pela curadoria científica.  A organização e promoção do evento estão sob a chancela do Transamérica Expo Center.

A proposta do evento é congregar todo o ecossistema da saúde digital e telemedicina, reunindo os atores e os melhores especialistas destas áreas, para compartilharem conhecimento e experiências de ações e iniciativas nacionais e internacionais. 

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020.