Portugal compartilha experiência digital nos cuidados da saúde populacional

Artigo Portugal compartilha experiência digital nos cuidados da saúde populacional
Data:

17/04/2020

Dra. Micaela Monteiro, diretora de transformação digital da maior prestadora de serviços de cuidados privados de Portugal, o Grupo José de Mello Saúde, será destaque da programação do Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020

No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado em 1988 e a criação do SNS (Sistema Nacional de Saúde) de Portugal, em 1979. Os dois modelos permitiram estabelecer políticas públicas de saúde contemporâneas para o atendimento de demandas populacionais. Em ambos países, o acesso à saúde exige permanentes ações políticas do Estado, razão pela qual o direito à saúde ainda é bastante desigual. Especialistas em todo o mundo vêm estudando soluções e práticas éticas que permitam melhorar modelos de gestão de saúde pública e privada, possibilitando um maior e melhor acesso à saúde populacional.

Para a Dra. Micaela Monteiro, ex-diretora do Centro Nacional de TeleSaúde, dos Sistemas Partilhados do Ministério da Saúde de Portugal e atual diretora de transformação digital do Grupo José Mello Saúde, a telemedicina e a saúde digital se tornarão grandes impulsionadores para fornecer acesso justo à prevenção e cuidados em saúde aos cidadãos em todo o mundo.

“Tanto o Brasil quanto Portugal já possuem programas de Telessaúde estabelecidos e caminhando para um novo capítulo da história da revolução na saúde monitorada a distância”, ressalta Dr. Jefferson Fernandes, presidente do conselho curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

No Brasil, ainda não há uma resolução do Conselho Federal de Medicina sobre a teleconsulta (médico direto ao paciente). Em países como Portugal, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, a teleconsulta já é utilizada há bastante tempo.

A crescente adoção de tecnologias digitais é amplamente reconhecida como uma estratégia fundamental para tornar os cuidados de saúde mais econômicos, mas só faz sentido se agregar valor à saúde das pessoas e aos sistemas de saúde. “O valor não é adicionado simplesmente introduzindo tecnologia e dispositivos extravagantes. Para agregar valor, a saúde tem que ser entregue de uma forma diferente e melhor, significando, muitas vezes, que os papéis tradicionais e a distribuição do poder tenham que mudar. Estamos falando de uma mudança de processos e cultura. Isso leva tempo. Requer compreensão comum, esforços e forte liderança”, enfatiza Dra. Monteiro.

A especialista em saúde populacional de Portugal observa ainda que existem inúmeros temas em torno da telemedicina e saúde digital que estão em ampla discussão e que devem ser impulsionados por meio de eventos como o Global Summit. “Trata-se de temas transversais para todos os sistemas de saúde do mundo. Mas sua importância local pode depender da maturidade digital de cada sistema”, afirma a diretora do Grupo José de Mello Saúde.

Entre os principais pontos citados pela Dra. Monteiro, estão os novos modelos de cuidados alavancados pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), os novos modelos de negócios e financiamento e a regulamentação. A literacia e aceitação da saúde digital por profissionais de saúde e cidadãos são importantes, assim como interoperabilidade, serviços transfronteiriços, segurança clínica e qualidade. A proteção e privacidade de dados também são temas fundamentais.

Dra. Micaela Monteiro confirmou sua presença no Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020, que acontecerá em São Paulo, no Transamérica Expo Center, entre os dias 13 e 15 de outubro, compondo o time de painelistas internacionais convidados. “Eventos como este são catalisadores da inovação. Eles promovem uma compreensão comum do que foi alcançado e do que tem que ser feito para alavancar a telemedicina e a saúde digital para se tornarem grandes impulsionadores e proporcionar acesso justo à prevenção e cuidado aos cidadãos em todo o mundo”, endossa a médica portuguesa.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é o maior e mais importante evento da América Latina sobre telemedicina e tecnologias em saúde, idealizado pela Associação Paulista de Medicina que também é a responsável pela curadoria científica. A organização e promoção do evento estão sob a chancela do Transamérica Expo Center. A proposta do evento é congregar todo o ecossistema da saúde digital e telemedicina, reunindo os atores e os melhores especialistas destas áreas, para compartilharem conhecimento e experiências de ações e iniciativas nacionais e internacionais.

http://associacaopaulistamedicina.org.br

http://www.transamericaexpo.com.br

Serviço

Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020

Data: 13 a 15 de outubro de 2020

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo, CEP 04757-020

Inscrições e informações: http://telemedicinesummit.com.br

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020.