fbpx

Perspectiva médica é essencial para sucesso de novas tecnologias, diz Wah

Artigo Perspectiva médica é essencial para sucesso de novas tecnologias, diz Wah
Data:

22/05/2019

Quando se trata da concepção de novas tecnologias para a indústria da saúde, a perspectiva médica precisa ser levada em conta desde o início, na opinião de Robert Wah, ex-presidente da Associação Médica Americana (AMA). Wah foi um dos principais palestrantes na primeira edição do  Global Summit Telemedicine & Digital Health, no início de abril.

“Há um conceito de que os médicos têm medo da tecnologia, mas não acho que isso é verdadeiro”, explica o médico norte-americano, que também é diretor da DXC Technology. “Precisamos apenas garantir que a perspectiva clínica, a visão de um clínico, esteja envolvida [na criação de novos dispositivos] desde o início. É extremamente importante que a tecnologia seja integrada ao fluxo de trabalho no cuidado aos pacientes.”

A incorporação de novas tecnologias no dia a dia dos médicos tem crescido. Pesquisa recente, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM), apontou que 84,7% dos profissionais de saúde se valem dos dispositivos digitais no fluxo de trabalho. Quanto aos benefícios das novas tecnologias, a opinião é quase unânime: 99,8% entende que as ferramentas da telemedicina trazem avanços à saúde.

“O papel da tecnologia é fornecer boas informações para boas decisões”, avalia. “E todos no sistema de saúde farão melhores decisões, caso tenham informações melhores.”

Para Wah, a tecnologia também pode ser uma forma didática de conscientizar os pacientes sobre cuidados com a saúde. “Precisamos usar a tecnologia para dar as informações aos cidadãos”, explicou. “Se as pessoas souberem o que fazer em relação a um quadro específico, como problemas na pressão arterial ou pré-diabetes, elas aos poucos tomam medidas para se manterem mais saudáveis.”

No Global Summit, Wah ministrou a conferência “Digital Transformation in Healthcare: Promise and Pitfalls” e participou do painel “Digital Health”, com o tema “Digital Transformation Around the World”.

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020.