Conferências internacionais debatem temas relevantes que estão transformando o cenário da saúde

Artigo Conferências internacionais debatem temas relevantes que estão transformando o cenário da saúde
Data:

31/08/2021

Programação científica da 3ª edição Global Summit Telemedicine & Digital Health, que será de 9 a 12 de novembro, em formato virtual, demonstra a relevância do evento

A 3ª edição Global Summit Telemedicine & Digital Health (GS 2021) – o maior e mais relevante encontro sobre telemedicina e saúde digital da América Latina –, que será realizada de 9 a 12 de novembro, com o tema central “Transformação digital a serviço da vida, terá uma programação científica de alto nível, que irá proporcionar o encontro com os maiores players e especialistas em telemedicina, telessaúde e saúde digital, em mais de 100 horas de evento, com um conteúdo exclusivo que está sendo cuidadosamente preparado para oferecer aos participantes um congresso virtual e singular. 

O evento é uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Transamerica Expo Center, vai reunir durante quatro dias especialistas internacionais e nacionais em uma programação focada em conteúdo, experiências e negócios. Esta inclui temas relevantes de interesse para médicos, profissionais, instituições e entidades de saúde, indústria e governo, entre outros, para debater as tendências que estão transformando o mundo da saúde.

“Será um conteúdo robusto, diverso, proporcionado pelo crescimento da programação científica, que é reconhecidamente um dos pontos fortes do Global Summit”, destaca o presidente do Conselho Científico do GS, o médico neurologista Jefferson Gomes Fernandes.

A expectativa é que a 3ª edição do Global Summit tenha a participação de 3 mil congressistas e traga inúmeras oportunidades para todo o ecossistema da saúde, ao mostrar a diversidade do que hoje existe e do que está por vir. Serão cerca de 200 palestrantes internacionais e nacionais, que apresentarão seus conhecimentos, experiências e visões. Serão realizadas conferências, painéis, palestras e salas de negócios, em um formato 100% digital, em uma plataforma que proporcionará aos participantes experiências virtuais únicas na seleção das palestras e na interação das salas das apresentações.

Frank Lievens, da Bélgica, diretor-executivo da Lievens-Lanckman BVBA e Akromed France e secretário-executivo da International Society for Telemedicine & eHealth (ISfTeH), fará uma das conferências internacionais. A ISfTeH é entidade criada em 2005, com a missão de facilitar a disseminação internacional de conhecimento e experiência em telemedicina e da saúde digital e criar uma rede de interação com e entre especialistas reconhecidos nestas áreas em todo o mundo.

Ele apresentará a palestra “A Dimensão Universal da Saúde Digital: Uma Abordagem Pragmática (“The Universal Dimension of Digital Health: a Pragmatic Approach”).

“A saúde digital é uma questão mundial e, portanto, precisa ser abordada em nível universal, mas levando em consideração todas as disparidades relacionadas à geografia, cultura e religião, sistemas políticos e sociais, idioma etc. Ao mesmo tempo, requer ser prático e pragmático nas soluções aplicadas, nunca ignorando o propósito final, que é o ‘humano'”, explica Lievens, que ressalta que “as tecnologias digitais oferecem grandes benefícios, mas ainda são pessoas que devem dominar e controlar a tecnologia e não o contrário”.

O secretário-executivo participa do Global Summit desde sua primeira edição, em 2019. Para ele, nos anteriores o evento já era inovador e no formato proposto para 2021, acredita que o GS irá se tornar de vez um grande evento internacional.

“A edição virtual do ano passado já foi muito bem-sucedida. Esperançosamente, em breve, acredito que poderemos retornar os encontros presenciais, as reuniões cara a cara, incluindo um possível atendimento on-line, via streaming, já que os contatos pessoais continua, sendo um elemento importante”, observa Lievens.

Jornada do paciente

Outra conferência de destaque será “Eu tenho um sonho que um dia…” – Sobre a necessidade de uma nuvem global de saúde de propriedade do paciente (“I Have a Dream That One Day…” – On the Necessity of a Global Patient Owned Health Cloud”), com Niklas Lidströmer, médico especialista do Instituto Karolinska, de Estocolmo, na Suécia, e editor-chefe da “AI in Medicine” (Springer Nature).

O paciente volta estar em evidência na conferência internacional “Vias Virtuais de Primeiros Cuidados – Oportunidades e Desafios” (“Virtual First Care Pathways – Opportunities and Challenges”), com Micaela Seemann Monteiro, chefe médica de Transformação Digital da CUF Saúde – maior operador privado de cuidados de saúde de Portugal – e ex-diretora do Centro Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde português.

“A jornada do paciente começa em sua casa. É importantíssimo que ele seja orientado e acompanhado da melhor forma logo de início. São cuidados clínicos centrados nas necessidades dos pacientes e suportados por ferramentas digitais e de prestação de assistência remota, que permitirão estar junto do paciente logo a partir do primeiro momento”, esclarece Micaela.

Para a médica, a telemedicina e a saúde digital são métodos importantíssimos e essenciais para o futuro da saúde e que “serão imprescindíveis para a construção de um acesso fácil, próximo e justo aos cuidados de saúde necessários em cada momento de cada paciente”.

Micaela, que já participou anteriormente Global Summit, afirma que o evento é um verdadeiro catalisador da inovação em saúde.

“O maior evento de saúde digital da América Latina reúne peritos e líderes internacionais das áreas telemedicina, telessaúde e saúde digital. É um forum de partilha e discussão de experiências. Promove um entendimento comum do que já foi alcançado e do que tem de ser feito no futuro para desenvolver a telemedicina e a saúde digital”, afirma Micaela.

Acompanhe a programação da 3ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health disponível em telemedicinesummit.com.br/.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Global Summit. Não perca tempo e inscreva-se agora!

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021.