Associação Médica Brasileira confirmada como parceira institucional da 3ª edição do Global Summit

Artigo Associação Médica Brasileira confirmada como parceira institucional da 3ª edição do Global Summit
Data:

26/05/2021

Presidida por César Eduardo Fernandes, entidade com 70 anos de atuação aposta na relevância e na qualidade do evento para discutir a telemedicina

A 3ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health, que será de 9 a 12 de novembro deste ano, em formato virtual, contará com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) para sua realização.

A sociedade sem fins lucrativos, fundada há 70 anos com a missão de defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população brasileira, possui 27 Associações Médicas Estaduais e 396 Associações Regionais, e seu Conselho Científico é composto por Sociedades de Especialidade que representam as especialidades reconhecidas no Brasil.

Presidida por César Eduardo Fernandes, médico ginecologista, eleito por mais de 6 mil médicos para o triênio 2021-2023, a AMB busca o aprimoramento científico e a valorização profissional do médico e concede Títulos de Especialista aos profissionais de medicina aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas.

“A AMB apoia a 3ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health porque vai abordar as questões que dizem respeito às práticas em telemedicina e trazer o que há de moderno sobre o assunto. Será um espaço importante para a discussão das controvérsias sobre a saúde digital e para mostrar o que de melhor existe, quais as ferramentas disponíveis para a prática da teleconsulta. É um fórum muito apropriado tanto para atualização desses temas, como para a discussão de questões com o propósito de resolver o encaminhamento da prática da telemedicina no Brasil”, afirma Fernandes.

Para ele, a telemedicina hoje é algo muito importante no país, que foi acelerado pela pandemia de Covid-19, mas que vem mostrando sua relevância para a assistência à saúde no país em um momento de emergência em saúde pública.

“O processo foi acelerado, sem dúvida, mas a telemedicina, particularmente a teleconsulta, mostrou sua importância para a população brasileira. Os médicos rapidamente aprenderam a lidar com as plataformas digitais e estamos em um momento de plena aceitação”, destaca Fernandes.

Entretanto, o presidente da AMB destaca a importância da regulamentação para que a prática do atendimento a distância seja definitiva.

“Precisamos de marcos regulatórios ou de um arcabouço regulatório para que fique juridicamente bastante consistente e para que dê proteção aos médicos e aos pacientes. Temos de trabalhar no sentido desse aperfeiçoamento jurídico, mas estamos caminhando bem. Há ainda algumas questões a serem discutidas, no entanto, o prognóstico de que tenhamos uma lei que dê respaldo ao exercício da telemedicina no Brasil é bastante promissor”, garante.

César Fernandes ainda ressalta que o Global Summit Telemedicine & Digital Health é o fórum adequado de massa crítica da melhor qualidade para discutir a telemedicina.

“Para a AMB, apoiar este evento é muito importante, não somente por sua grandeza e abrangência no Brasil e na América Latina, mas porque temos a expectativa de que nesta terceira edição teremos muitas conclusões que poderão nos auxiliar tanto para a prática da telemedicina, quanto em relação às ferramentas, segurança, como também contribuir para que o Poder Legislativo, junto com as entidades médicas, consiga construir a melhor lei possível para a telemedicina”, acredita Fernandes.

A edição 2021 do Global Summit Telemedicine & Digital Health, realizada pela Associação Paulista de Medicina, em parceria com o Transamérica Expo Center, terá como tema central “Transformação digital a serviço da vida” e contará com o apoio de mais de 20 entidades do setor da saúde.

Para o presidente do Conselho Científico do Global Summit, Jefferson Gomes Fernandes, o apoio da AMB e de tantas entidades do setor da saúde comprova que o GS é um catalisador para todo esse ecossistema. “Não é apenas um evento sobre saúde digital, telemedicina e telessaúde. É a criação e descoberta de horizontes para a saúde”, conclui.

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021.